P/ amantes do Ki-84

Discussion in 'Warbirds Portunhol' started by Kawamu, Jun 24, 2004.

  1. Kawamu

    Kawamu Member

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    (num desses paches no lugar de fazer coisas como o ju carregar bombas podiam colocar uma variaçao do Ki igual a essas que o texto mostra!! :turret: )

    Sua manobrabilidade e razão de subida eram inquestionavelmente superiores que os North American P-51H Mustang e os Republic P-47N Thunderbolt que estavam a disposição da USAAF no teatro de guerra do Pacífico.
    A Marinha Imperial Japonesa introduziu em serviço o KI-84 no verão de 1944, era seu novo interceptador/caça-bombardeiro monoposto conhecido como Hayate. Encontrado em todas as zonas operacionais, era altamente eficiente em grandes altitudes. Tinha o codinome "Frank" aos Aliados e, seria um grande problema a ser superado pelos Americanos se fossem frabricados em um número maior. Os japoneses sobrecarregavam seus Hayates, trazendo à tona problemas de operação e manutenção que não surgiriam com o uso mais moderado do aparelho. O desenho desse novo caça começou no início de 1942 e o primeiro protótipo voou em abril de 1943, com seus primeiros testes indo tão bem que o primeiro lote de 83 aeronaves para testes em serviço foi encomendado apenas quatro meses depois. Era um monoplano de asa baixa totalmente construído em metal(exceto suas superfícies de controle) e, tinha trem de pouso retrátil. O Ki-84 Hayate possuía um motor radial Nakajima Ha-145 de 1.900 hp e era armado com duas metralhadoras de 12,7 mm na fuselagem e dois canhões de 20 mm nas asas. Testes de serviço em condições operacionais foram suficientemente convincentes para que o Nakajima Ki-84 entrasse em larga produção no fim de 1943. Suas variantes incluíam o Ki-84-Ib armado com quatro canhões de 20 mm, e o Ki-84-Ic com dois canhões de 20 mm e outros dois de 30 mm. O primeiro grande envolvimento operacional do "Frank" foi na batalha do Golfo de Leyte em fins de 1944, e daquele momento até o fim da guerra no Pacífico o Ki-84 era encontrado em qualquer lugar onde houvesse ação intensa. Foi usado como caça para atacar e repelir os americanos e como bombardeiro de mergulho para destruir as pistas de pouso insulares inimigas.
    Na tentativa de conseguir uma composição em liga leve das três variantes do Hayate, apareceu uma nova construção. Apenas a primeira entrou em produção, o Ki-84-II, que introduziu pontas das asas e fuselagem traseira em madeira. Construídos em duas sub-variantes, estes diferiam entre si somente por terem armamento similar aos Ki-84-Ib ou Ki-84-Ic. As outras duas aeronaves dessa categoria foram os três protótipos Ki-106, totalmente construídos em madeira, e um único Ki-113, que utilizou uma cota predeterminada de aço, para o mesmo propósito de economizar o metal. Somente outro protótipo solo foi construído e voado, o experimental Ki-116, que foi convertido de um Ki-84-Ia, sendo mais leve e equipado com um motor radial Mitsubishi Ha-33 de 1.500 hp. Quando a produção foi encerrada em agosto de 1945, um total de 3.514 Ki-84s Hayate haviam sido entregues, construídos pela Nakajima(3.416), Mansyu(95) e Tachikawa(3). Um feito impressionante realizado em pouquíssimo tempo, resultado de um programa que dava ao Hayate a mais absoluta prioridade. Sem sombra de dúvidas o Ki-84 foi uma arma incrível, e uma prova de que a engenharia aeronáutica japonesa estava à altura de qualquer adversário. A situação do conflito quando da sua aparição já era totalmente favorável aos Aliados, que mesmo estando em número incrivelmente superior, ainda respeitavam o Nakajima Ki-84. Muitas vezes quando ele despontava em algum visor de radar americano, o operador comunicava aos pilotos de Mustang e Corsair no ar: "Esqueçam, é um Frank".
     
  2. strafe

    strafe Guest

    Ae, tomei a liberdade de postar este texto no Forum: Engineering Retrospective....
     
  3. big-jo

    big-jo Well-Known Member

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    aaaarhghghg ki84, lo odio!!!! :turret:

    es mi pesadilla cuando voy en el p47
     
  4. ppedott_vibora

    ppedott_vibora Well-Known Member

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    Belo texto!
    Unica ressalva, é sobre sua performance à grandes altitudes, ja li um bocado de coisas sobre o hayate e sempre foi ressaltado que sua performance no alto era fraca... muitos atribuindo à dificuldades de qualidade de fabricação outro de projeto...
    Porém, me bota aí na lista de fãs do hayate!
     
  5. Pampa

    Pampa Member

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    S!

    Excelente Kawamura!!!
     
  6. strafe

    strafe Guest

  7. HEMANT

    HEMANT Well-Known Member

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    É verdade, eu to de P47-D vejo aqueles ki-84 ja penso em voltar pra base :p

    Os aviões são muito bons, pena a midia e tudo mais que existiu na guerra abafar e não fazer nenhum filmão com os ki84:D:D

    Parabéns pelo texto kawamu ;)
     
  8. Stuka

    Stuka Well-Known Member

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    Belo texto. Eu só acrescentaria a falta de pilotos à altura do aparelho.