Usando o Teamspeak

Тема в разделе "Warbirds Portunhol", создана пользователем Marins, 19 май 2005.

  1. TS
    Marins

    Marins Well-Known Member

    Регистрация:
    10 июн 2004
    Сообщения:
    45
    Симпатии:
    1
    Para os iniciantes, o texto abaixo deve ser chato. Mas feito isso você ficará muito satisfeito com o TS, economizando tempo. Ele tem algumas opções que devem ser configuradas para se evitar problemas. Ele é um ótimo programa para comunicação por voz.

    O seu uso em conjunto com jogos depende da velocidade, tanto da sua máquina quanto da sua conexão. Mas em geral o TS é muito bem aceito mesmo com máquinas e conexões mais modestas. Usando uma qualidade de voz satisfatória ele consome 0,65 kBytes/segundo. Uma conexão discada tem em torno de 4 a 6 kB/s. Isso te deixa com no mínimo 3,35 kB/s para usar no jogo.

    Existem outras configurações que eu não vou abordar no momento, algumas eu nem sei usar ainda. São otimizações para placas de som mais simples, uso de CPU, etc. Vou me concentrar aqui nas dicas principais e mais imediatas.

    ==========================================
    INSTRUÇÕES PARA CONEXÃO COM O TEAMSPEAK
    ==========================================

    APELIDO

    Para usar o mesmo apelido (nickname) em qualquer servidor é mais prático ir no menu SETTINGS, aba OTHER e preencher o campo DEFAULT GUEST NICKNAME. Se vc não preencher esse campo o seu apelido irá aparecer como guest (convidado).

    ADICIONANDO UM SERVIDOR

    Vá no MENU CONNECT, clique botão direito no item SERVERS e use a opção ADD SERVER. No item SERVER ADDRES coloque o IP. Deixe ANONYMOUS marcado. Clique em CONNECT e pronto.
    Eu tenho usado o servidor gratuito UOL. O endereço IP é o seguinte:

    200.221.1.11:8767

    FONES, MICs, RETORNOS E PTT

    Eu recomendo você usar fones-de-ouvido que tenham microfone (headsets). Isso melhora muito a qualidade de transmissão da sua voz e evita que o microfone capture as caixas de som. Quando o retorno acontece as outras pessoas do canal escutam de volta aquilo que elas falaram pra você. Se duas pessoas no canal estiverem com retorno o canal fica impraticável. Os retornos das duas atuam em conjunto criando um círculo vicioso e ninguém consegue escutar mais nada.

    Acho que o TS vem configurado para ativação do microfone por voz. Configure para ativar o microfone usando uma tecla para transmitir. Isso também melhora a qualidade. Eu tenho usado a tecla CONTROL da direita. Vá no menu SETTINGS, SOUND INPUT/OUTPUT SETTINGS e marque a opção PUSH-TO-TALK. Clique em SET para definir a tecla que vc quer usar, por exemplo a CONTROL DIREITA.

    Nessa mesma janela você pode avaliar como as outras pessoas vão te ouvir. Clique em ACTIVATE LOCAL TEST MODE e fale no microfone, usando a tecla PTT definida (CONTROL nesse exemplo). Experimente as várias qualidades do CODEC Speex, que variam de 3,4 a 25,9 kbit/s, e veja como o TS é otimizado para jogos

    CRIANDO CANAIS

    Ao conectar no servidor do UOL você pode criar um canal (use o Speex 5,2 ou 7,2 kbit) e passar o IP e o nome do canal para os seus amigos. No caso de servidores gratuitos o canal criado é fechado automaticamente quando o último participante sair. Para entrar novamente alguém terá que recriar o canal.

    BOTECO DA ESQUINA (CANAL DO ?elso-)

    Pra facilitar, eu crio sempre o mesmo canal e passo o endereço abaixo para o pessoal colar na barra de endereços do internet explorer:

    teamspeak://200.221.1.11:8767/channel=WarBirds?channelpassword=bemvindo

    Com isso a pessoa entra diretamente no meu canal. Claro que o canal tem q ser criado antes se não a pessoa cai no canal padrão do servidor. Ultimamente eu sempre crio o canal quando estou navegando.

    Também é possível criar um ícone na área de trabalho com esse endereço. Salve o anexo na área de trabalho e retire o .txt

    MAIS DICAS

    Há um tipo de retorno que não comentei. Ele acontece pelos canais de gravação da placa de som e não tem nada a ver com a captação do microfone. Chame os controles de gravação (windows ou C-Media) e deixe habilitada somente a gravação do microfone. Do contrário, quando vc ouvir um CD, um arquivo MIDI, ou qualquer programa que use o canal WAV (WB por exemplo) esses sons serão transmitidos juntos com a sua voz prejudicando a clareza.

    Isso é um dos motivos que eu não recomendo a ativção do mic por voz. Geralmente se a pessoa estiver jogando ou ouvindo um CD, e os respectivos canais de gravação estiverem ligados, a ativação vai transmitir esses sons independentemente de se usar headfones pois isso está acontecendo nos canais da placa e não nas caixas de som/mic.

    A ativação de voz pode ser muito interessante se bem configurada. Isso te permite fazer outras atividades no computador sem ter que apertar o PTT enquanto vc conversa com alguém. Mas em geral durante o vôo eu habilito o PTT, inclusive no botão do meu joystick. Isso me permite aumentar bastante a sensibilidade do mic. Assim eu não acordo a vizinhança de madrugada gritando ?XXXX-, BREAK À DIREITA!...

    Geralmente é necessário ativar o ?ganho? do microfone. Essa função existe para aumentar a sensibilidade do mic, duplicando ou até mesmo quadruplicando a sensibilidade. Normalmente os usuários precisam ativar isso para que a voz não fique baixa ao transmitir. Em placas tipo sound blaster isso é ativado nas opções do próprio controle de volume do windows. Outras placas usam o C-Media onde também há essa opção.

    REALISMO

    Estou tentando achar uma configuração de forma que a pessoa possa ouvir os sons do meu cockpit. Contudo o C-Media não está deixando eu regular o volume de gravação do canal WAV. Quero que esse canal fique como um som de fundo, com o volume bem baixo em relação ao Mic. Isso acrescentaria um maior realismo no uso de rádio pois no momento que eu apertasse o PTT ela ouviria o som do motor no regime daquele momento, ouviria a corneta de estol se eu estiver num parafuso, o acionamento das metralhadoras/canhões, os impactos de projéteis inimigos e explosões das flaks. Igual ao que acontecia na Guerra.

    -elso-
    aka marins
     

    Вложения:

  2. ppedott_vibora

    ppedott_vibora Well-Known Member

    Регистрация:
    25 сен 2001
    Сообщения:
    2.292
    Симпатии:
    78
    Uia!
    prof -elso- e seus tutoriais!
    beleza!
    tu lembra q tu tem uma página dentro do site WBBrasil pra publicar teus artigos!! :)

    btw:
    isso nao consegui fazer...:

    ???? : %)

    outra:
    eu tenho codecs CELP, GSM e Speex... todos me parecem iguais em resultado embora quando uso taxas de Kbits maiores parece melhor o som (O Speex vai de 3.4Kbits até 25.9Kbits o CELP de 5.1 a 6.3 e o GSM de 14.8 a 16.4) ... acredito que: Quanto mais Kbits de amostragem (se for isso mesmo) melhor a qualidade, porém: maior qualidade não significa maior largura de banda utilizada e, pior, para quem recebe não compromete sua largura de banda? quero dizer, não seria melhor "eleger" uma taxa de amostragem que resultasse uma qualidade aceitavel pra "todos em geral" com a menor utilização de largura de banda? em resumo qual seria a melhor relação "custo/benefício entre os Codecs?
    Me proponho a fazer testes, se ninguem se lançar!!! :D
    questions, questions...

    btw: to esperando a data do Seminário "Configurações do Joystick" e "Técnicas de aproximção e pouso avançadas" (especialmente pra CVs)!!!
    T+
    <-+-Vib
     
  3. Sonic

    Sonic Well-Known Member

    Регистрация:
    8 янв 2003
    Сообщения:
    339
    Симпатии:
    13
    Belo tutorial!

    WTG! :)
     
  4. hilmar

    hilmar Well-Known Member

    Регистрация:
    17 окт 2003
    Сообщения:
    174
    Симпатии:
    5
  5. TS
    Marins

    Marins Well-Known Member

    Регистрация:
    10 июн 2004
    Сообщения:
    45
    Симпатии:
    1
    Obrigado pelos elogios pessoal, é esse feedback de vocês que fazem essas coisas valerem a pena.

    @Vibora

    Obrigado pela página, veja minhas msgs no ICQ.

    Sobre a tua 1ª dúvida: Se for sobre como criar um ícone no desktop isso realmente é uma coisa obscura no Windows. Pra facilitar eu anexei o arquivo. Temos que conversar.... que tal no TS? (LOL) ? to ficando mal acostumado...

    Sobre os codecs, teu raciocínio está perfeito. Eu ainda acrescentaria que uma qualidade maior de som terá um impacto no uso da CPU, afetando o frame rate do WB. A grandeza desse impacto dependerá de fatores como a natureza do codec (tipo usar menos CPU com mais qualidade etc), da tua CPU, da regulagem das opções do TS, etc.

    No TS devemos sempre ter em mente o uso da banda e da CPU. Eu acompanhei alguns grupos que usam TS e o speex 7,2 kbit parece ser o mais usado, com boa clareza. Eu fiz testes e achei boa a clareza de recepção. No TS às vezes não percebemos muito a diferença nos codecs. Fiz testes com o franz, usando a opção de gravação do TS. Depois eu botei o arquivo WAV pra tocar e aí eu reparei mais nitidamente as diferenças.

    Ás vezes notei um usuário picotando na transmissão. Nesse mesmo momento eu recebia perfeito um outro usuário e vice-versa.

    Eu testei um pouco o speex 5,2 kbit, este me pareceu mais sujeito a picotes na recepção. Paradoxal, não? Bem, maior qualidade, maior número de pacotes trafegando, a tua transmissão fica menos prejudicada com os pacotes perdidos. Apenas o elso filosofando....

    Acho que o speex é o que tem a melhor relação uso de banda/qualidade. E o 7,2 parece dar conta do recado. Querendo avaliar alguma coisa é só falar.

    Sobre o seminário: podemos fazer quando vc quiser. Claro que se houver uma data e divulgação antecipada pro povo fica mais legal. Sugeri ae uma data e eu divulgo pro povo via email pessoal e neste fórum.

    Uma pena que o .shanghai só aceite um aluno e um instrutor abordo. Será que a posição observer acumularia mais um estudante a bordo, mesmo sem a função masterview?

    Kd o franz??? :-D
     
  6. tholli

    tholli Member

    Регистрация:
    18 июл 2003
    Сообщения:
    23
    Симпатии:
    1
    Muito útil!!! :super:

    Vlw mesmo marins!

    Abs.