OT - Che Guevara

Discussion in 'Warbirds Portunhol' started by vitaca, Mar 15, 2005.

  1. vitaca

    vitaca Well-Known Member

    Joined:
    Dec 2, 2004
    Messages:
    380
    Location:
    Brazil, Bagé, RS
    [​IMG]

    -BIOGRAFIA CHE GUEVARA-

    Nascido em 14 de junho de 1928 na cidade de Ros?rio, Guevara foi o primeiro dos cincos filhos do casal Ernesto Lynch e Celia de la Serna y Llosa. Sua m?e foi a principal respons?vel por sua forma??o porque, mesmo sendo cat?lica, mantinha em casa um ambiente de esquerda e sempre estava cercada por mulheres politizadas.

    Desde pequeno, Ernestito - como era chamado - sofria ataques de asma e por essa raz?o, aos 12 anos, se mudou com a fam?lia para as serras de C?rdoba, onde morou perto de uma favela. A discrimina??o para com os mais pobres era comum ? classe m?dia argentina, por?m Che n?o se importava e fez v?rias amizades com os favelados. Estudou grande parte do ensino fundamental em casa com sua m?e. Na biblioteca de sua casa - que reunia cerca de 3000 livros - havia obras de Marx, Engels e Lenin, com os quais se familiarizou em sua adolesc?ncia.

    Em 1947, Ernesto entra na Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires, motivado em primeiro lugar por sua pr?pria doen?a, desenvolvendo logo um especial interesse pela lepra.

    Em 1952, realiza uma longa jornada pela Am?rica do Sul com o melhor amigo, Alberto Granado, percorrendo 10.000 km em uma moto Norton 500, apelidada de 'La Poderosa'. Observam, se interessam por tudo, analisam a realidade com olho cr?tico e pensamento profundo. Os oito meses dessa viagem marcam a ruptura de Guevara com os la?os nacionalistas e dela se origina um di?rio. Ali?s, escrever di?rios torna-se um h?bito para o argentino, cultivado at? a sua morte.

    No Peru, trabalhou com leprosos e resolveu se tornar um especialista no tratamento da doen?a. Che saiu dessa viagem chocado com a pobreza e a injusti?a social que encontrou ao longo do caminho e se identificou com a luta dos camponeses por uma vida melhor. Mais tarde voltou ? Argentina onde completou seus estudos em medicina. Foi convocado para o ex?rcito, por?m, no momento estava incompatibilizado com a ideologia peronista. N?o admitia ter de defender um governo autorit?rio. Portanto, no dia da inspe??o m?dica, tomou um banho gelado antes de sair de casa e na hora do exame teve um ataque de asma. Foi considerado inapto e dispensado.

    J? envolvido com a pol?tica, em 1953 viajou para a Bol?via e depois seguiu para Guatemala com seu novo amigo Ricardo Rojo. Foi l? que Guevara conheceu sua futura esposa, a peruana Hilda Gadea Acosta e ?ico Lopez, que, futuramente, o apresentaria a Ra?l Castro no M?xico.

    Na Guatemala, Arbenz Guzm?n, o presidente esquerdista moderado, comandava uma ousada reforma agr?ria. Por?m, os EUA, descontentes com tal ato que tiraria terras improdutivas de suas empresas concedendo-as aos famintos camponeses, planejou um golpe bem sucedido colocando no governo uma ditadura militar manipulada pelos yankees. Che ficou inconformado com a facilidade norte-americana de dominar o pa?s e com a apatia dos guatemaltecos. A partir desse momento, se convenceu da necessidade de tomar a iniciativa contra o cruel imperialismo.

    Com o clima tenso na Guatemala e perseguido pela ditadura, Che foi para o M?xico. Alguns relatos dizem que corria risco de vida no territ?rio guatemalteco, mas essa ida ao M?xico j? estava planejada. L? lecionava em uma universidade e trabalhava no Hospital Geral da Cidade do M?xico, onde reencontrou ?ico Lopez, que o levou para conhecer Ra?l Castro. Ra?l, que se encontrava refugiado no M?xico ap?s a fracassada revolu??o em Cuba em 1953, se tornou rapidamente amigo de Che. Depois, Ra?l apresentou Che a seu irm?o mais velho Fidel que, do mesmo modo, tornou-se amigo instantaneamente. Tiveram a famosa conversa de uma noite inteira onde debateram sobre pol?tica mundial e, ao final, estava acertada a participa??o de Che no grupo revolucion?rio que tentaria tomar o poder em Cuba.

    A partir desse momento come?aram a treinar t?ticas de guerrilha e opera??es de fuga e ataque. Em 25 de novembro de 1956 os revolucion?rios desembarcam em Cuba e se refugiam na Sierra Maestra, de onde comandam o ex?rcito rebelde na bem-sucedida guerrilha que derrubou o governo de Fulg?ncio Batista. Depois da vit?ria, em 1959, Che torna-se cidad?o cubano e vira o segundo homem mais poderoso de Cuba. Marxista-leninista convicto, ? apontado por especialistas como o respons?vel pela ades?o de Fidel ao bloco sovi?tico e pelo confronto do novo governo com os Estados Unidos.

    Guevara queria levar o comunismo a toda a Am?rica Latina e acreditava apaixonadamente na necessidade do apoio cubano aos movimentos guerrilheiros da regi?o e tamb?m da ?frica. Da revolu??o em Cuba at? sua morte, amargou tr?s mal-sucedidas expedi??es guerrilheiras. A primeira na Argentina, em 1964, quando seu grupo foi descoberto e a maioria morta ou capturada. A segunda, um ano depois de fugir da Argentina, no antigo Congo Belga, mais tarde Zaire e atualmente Rep?blica Democr?tica do Congo. E por fim na Bol?via, onde acabaria executado.

    Sem a barba e a boina tradicionais, disfar?ado de economista uruguaio, Che Guevara entrou na Bol?via em novembro de 1966. A ele se juntaram 50 guerrilheiros cubanos, bolivianos, argentinos e peruanos, numa base num deserto do Sudeste do pa?s. Seu plano era treinar guerrilheiros de v?rios pa?ses para come?ar uma revolu??o continental.

    Guevara foi capturado em 8 de outubro de 1967. Passou a noite numa escola de La Higuera, a 50 quil?metros de Vallegrande, e, no dia seguinte, por ordem do presidente da Bol?via, general Ren? Barrientos, foi executado com nove tiros numa escola na aldeia de La Higuera, no centro-sul da Bol?via, no dia seguinte ? sua captura pelos rangers do Ex?rcito boliviano, treinados pelos Estados Unidos.

    Sua morte, no dia 9 de outubro de 1967, aos 39 anos, interrompeu o sonho de estender a Revolu??o Cubana ? Am?rica Latina, mas n?o impediu que seus ideais continuassem a gozar de popularidade entre as esquerdas.

    Os boatos que cercaram a execu??o de Che Guevara levantaram d?vidas sobre a identidade do guerrilheiro. A confus?o culminou no desaparecimento dos seus restos mortais, encontrados apenas em 1997, quando o mundo recordava os trinta anos de sua morte, sob o terreno do aeroporto de Vallegrande. O corpo estava sem as m?os, amputadas para reconhecimento poucos dias depois da morte, e contrabandeadas para Cuba.

    Em 17 de outubro de 1997, Che foi enterrado com pompas na cidade cubana de Santa Clara (onde liderou uma batalha decisiva para a derrubada de Batista), com a presen?a da fam?lia e de Fidel. Embora seus ideais sejam rom?nticos aos olhos de um mundo globalizado, ele se transformou num ?cone na hist?ria das revolu??es do s?culo XX e num exemplo de coer?ncia pol?tica. Sua morte determinou o nascimento de um mito, at? hoje s?mbolo de resist?ncia para os pa?ses latino-americanos.

    --------------------------------------------------------------------------

    Um wallpaper pra galera q curte o cara :)


    [​IMG]
     
  2. jotaceTOGA

    jotaceTOGA Well-Known Member

    Joined:
    Jul 30, 2003
    Messages:
    1,026
    Location:
    Florianopolis, Santa Catarina, Brasil
    Observem a foto no canto superior direito do papel de parede acima e percebam como ele possui total semelhança com o Fábio Assunção.
     
    Last edited: Mar 15, 2005
  3. Eddiev

    Eddiev Well-Known Member

    Joined:
    Sep 27, 2003
    Messages:
    661
    Location:
    São Paulo - Brazil
    Bom, sou suspeito para falar alguma coisa... sou completamente contra o comunismo...
     
  4. spaceb

    spaceb Well-Known Member

    Joined:
    Dec 11, 2001
    Messages:
    1,602
    Location:
    Buenos Aires, Argentina
    VIVA EL CHE!!!

    PD: Eddiev cala a boca! :)
     
  5. spaceb

    spaceb Well-Known Member

    Joined:
    Dec 11, 2001
    Messages:
    1,602
    Location:
    Buenos Aires, Argentina
    Alguien vio Motorcycle Diaries? IMDB
     
  6. visk

    visk Well-Known Member

    Joined:
    Sep 27, 2003
    Messages:
    252
    Location:
    Juiz de Fora, MG - Brasil
    Pena que o idealismo de gente como Che ou Marx vira ponte para ditaduras que são tão ruins ou piores que o regime anterior.
     
  7. Eddiev

    Eddiev Well-Known Member

    Joined:
    Sep 27, 2003
    Messages:
    661
    Location:
    São Paulo - Brazil
    Oswaldo... antes que yo me olvide... va la mierda :D
     
  8. spaceb

    spaceb Well-Known Member

    Joined:
    Dec 11, 2001
    Messages:
    1,602
    Location:
    Buenos Aires, Argentina
    Isso e errado. Ou vai dizer q o capitalismo nao toma ventagem das dictaduras? incluso muitos paises capitalistas sao quasi como dictaduras (ej. USA).
    El Che foi um heroe, y seguirá siendo sempre.

    Lembra que "La historia la escriben los que ahorcan héroes" (Braveheart), y vc conhece esa historia.
     
  9. Vlamik

    Vlamik Well-Known Member

    Joined:
    Feb 28, 2002
    Messages:
    797
    Location:
    Democratic Republic of Zangrovia
    Che Guevara foi um idealista nato, indo até o fim para alcançar seus ideais um tanto quanto utópicos, porém não menos nobres, na sua plenitude. Ele nos ensinou que, não importa o lugar, não importa o tempo nem as circunstâncias, por piores que elas sejam, devemos sempre lutar pela justiça e pelo que é certo. Vc ñ precisa ser adepto de suas idéias (como eu sou, e tenho muito orgulho em admitir isso) pra que ele lhe sirva de exemplo de justiça, determinação, honra, coragem e, talvez o mais importante, HUMANIDADE. Seguiremos avante na luta, camarada Che! Sua morte não foi em vão porque sua mensagem está e sempre permanecerá mais viva do que nunca!

    ==="HASTA LA VICTORIA, SIEMPRE!"===

    P.S.1: Eu costumo dizer que a única coisa boa que a Argentina deu ao mundo até hoje foi, certamente, Che Guevara...:)

    P.S.2: Se o Brasil tivesse um líder com 1% do que o Che foi e representou muito provavelmente não estaríamos nessa ME*DA hoje em dia (falta pulso, entre otras cositas más).
     
    Last edited: Mar 16, 2005
  10. -haupt

    -haupt Well-Known Member

    Joined:
    May 24, 2002
    Messages:
    1,165
    Location:
    Brasil
    Acho q nem Che resolveria o nosso problema :D
     
    Last edited: Mar 16, 2005
  11. visk

    visk Well-Known Member

    Joined:
    Sep 27, 2003
    Messages:
    252
    Location:
    Juiz de Fora, MG - Brasil
    Sou adepto das idéias de Che, assim como de Marx e outros idealistas.

    Mas não sou adepto do que fizeram com as idéias deles. O comunismo soviético ou Chinês, ou qualquer outro, não tem nada a ver com Marx, e a Cuba de Fidel certamente é bem diferente dos ideais de Che.

    Che e Marx lutaram pela liberdade do ser humano, pela valorização do ser humano, pela descravização do ser humano. Ora, o que mais tivemos nos países ditos "comunistas" foi escravização ideológica e material do ser humano, conseguiram a incrível façanha de serem ainda piores que o capitalismo.

    Parece que não importa a ideologia: Dê poder demais a alguém ou alguma instituição, e ela invariavelmente se corrompe: Seja a igreja, os comunistas, os faraós, os americanos, os fabricantes de Ki-Suco, os grupos de Pagode ou mesmo a Madre Teresa de Calcutá. Não importa o nome da forma de dominação: religião, lobby empresarial, comunismo, dinheiro, purificação, etc etc etc

    Che e Marx devem estar se revirando em suas covas até hoje...
     
  12. visk

    visk Well-Known Member

    Joined:
    Sep 27, 2003
    Messages:
    252
    Location:
    Juiz de Fora, MG - Brasil
    O seu primeiro P.S já revela um dos motivos pelos quais toda a América do Sul está na m*rda hoje: Falta de união.

    E quanto ao segundo... Falta pulso? Governar é algo infinitamente complicado, meu caro. Vc acha que basta apenas vontade e boa intenção de fazer as coisas?

    Vc só pode "ter pulso" se tem alguma vantagem inequívoca nas mãos, coisa que o Brasil, aliás, nenhum país da América do Sul tem ou teve. Então só resta baixar a cabeça mesmo...

    Não adianta um magricela puxar briga com um brutamontes num bar só tendo "pulso", vai tombar no primeiro murro com toda a sua valentia, que no caso é burrice arrematada.

    O único devaneio que faço é que, se talvez se a guerra do Paraguai fosse ganha pelo Paraguai, e tivéssemos hoje a República do Prata, (a idéia era unir Paraguai, Uruguai, Argentina e Brasil contra as potências européias, principalmente Inglaterra, que abusava muito na época), talvez hoje tivéssemos uma representação mundial melhor. Ou por quais motivos vcs acham que a Inglaterra resolveu "ajudar" o Brasil?

    Lembrando que estamos demorando demais pra criar uma União Sul Americana nos moldes da européia. Assim, só ficamos cada vez mais pra trás... As rivalidade aqui precisam ficar restritas ao futebol ou as piadas entre Argentinos e Brasileiros. Economicamente, devíamos estar (isso se aplica a TODOS os países) unidos.
     
  13. visk

    visk Well-Known Member

    Joined:
    Sep 27, 2003
    Messages:
    252
    Location:
    Juiz de Fora, MG - Brasil
    Isso o quê é errado?

    Não falei que capitalismo é bom. Disse que os regimes que substituíram os impérios e as monarquias eram tão ruins ou piores quanto. O que tá errado?

    Os EUA podem ser um império e estão longe de ser um paraíso, mas dizer que eles são uma ditadura? Tenha dó! Lá vc pode falar o que quiser, pensar o que quiser, ganhar sua vida como quiser. Ninguém obrigado a pensar ou fazer isso ou aquilo. E tem mais chances de viver uma vida digna do que na maioria dos países do mundo. Bush é um hipócrita, mentiroso, conservador, imperialista, mas ditador ele não consegue ser (ainda bem!).

    Sou a favor do socialismo, como o "tal socialismo de mercado" de alguns países europeus, como Suécia, Noruega, Finlândia, Dinamarca etc, que tem os melhores níveis de vida do mundo. São exemplos de equilíbrio entre socialismo e capitalismo. Mas comunismo puro e simples? Nenhuma ideologia oca se sustenta muito tempo diante da realidade.

    E se alguém prefere o comunismo hardcore, saia do Brasil vá morar na Coréia do Norte, em Cuba, na China ou qq outro. Por pior que o capitalismo seja, não troco por nenhum país governado por nenhum Big Brother.
     
  14. Eddiev

    Eddiev Well-Known Member

    Joined:
    Sep 27, 2003
    Messages:
    661
    Location:
    São Paulo - Brazil
    Ai ai.... denovo essa historia de discussão de ideologias...
    Mas uma coisa eu concordo:

    Eu sou a favor da ditadura do Ki-Suco! :D :D :D :D :D
     
  15. visk

    visk Well-Known Member

    Joined:
    Sep 27, 2003
    Messages:
    252
    Location:
    Juiz de Fora, MG - Brasil
    Só ser for de uva... Cara, dá uma fungada naquele pó, aquilo dá um barato e tanto!!!
     
  16. Ricedd_EEB

    Ricedd_EEB Well-Known Member

    Joined:
    Apr 23, 2003
    Messages:
    1,539
    Location:
    Porto Alegre - Republica Rio-Grandense
    putz...
    essa foi a segunda pior que ja escutei hahaha

    a pior que escutei foi de um colega de trabalho que é geólogo (geólogo é tudo doido) que uma vez disse que se a gente tirasse aquelas fibrinhas da banana (que ficam grudadas nela quando a gente descasca), secasse elas e depois fechasse um com elas e fumasse dava um barato. visk, vou passar tua "dica" pra ele hehehehehe

    :cheers:
     
  17. spaceb

    spaceb Well-Known Member

    Joined:
    Dec 11, 2001
    Messages:
    1,602
    Location:
    Buenos Aires, Argentina
    Que diz?? nos inventamos el boligrafo, el dulce de leche, y el futbol :D O q coisa boa deu brasil ao mundo? pelé, caipirinha, xuxa? :D :fly2: :p
     
  18. spaceb

    spaceb Well-Known Member

    Joined:
    Dec 11, 2001
    Messages:
    1,602
    Location:
    Buenos Aires, Argentina
    Nem sabe o q esta falando... vc pode asegurar que os gringos sao libres para pensar y falar o que quiser???? cara tuda a media (TV, newspaper) estan controlados pela grandes cadenas con intereses en el gobierno. Isso nao e libertade de pensar! Y que diz de falar?? Si vc falaba bosta do Bush sendo gringo logo do 9/11 tudos achariam de vc anti americano y q deberia sair do país. Sei pq tenho amigos en USA (ejemplo Jochen) y eles me falam.
    Que outra libertade me fala? o gobierno tem poder para investigar su vida y para meter sus narices en todas sus actividades. Nao tem privacidad. Bush paso leyes aprobadas por el congreso que limitan la libertad y la privacidad de los ciudadanos de manera nunca antes vista.
     
  19. Ricedd_EEB

    Ricedd_EEB Well-Known Member

    Joined:
    Apr 23, 2003
    Messages:
    1,539
    Location:
    Porto Alegre - Republica Rio-Grandense
    Gringo, tu ta loco?!?!?! Tu fumou a paradinha da banana antes de escrever né?!?!?! Só pode...
    Só depois de ganhar 5 copas do mundo tu pode PENSAR em falar uma atrocidade dessas...
    Parece até colorado que ganhou o ultimo titulo decente ha 15 anos atras querendo cantar de galo... hehehe

    Sabe qual é o melhor negocio do mundo osvaldo????
    Comprar um argentino pagando o que ele vale e depois revende-lo pelo que ele acha que vale!! :D:D:D
     
  20. visk

    visk Well-Known Member

    Joined:
    Sep 27, 2003
    Messages:
    252
    Location:
    Juiz de Fora, MG - Brasil
    Seus amigos estão marcando bobeira. O Michael Moore tá milionário porque se especializou em falar mal do Bush. Quanto mais ele desce o cacete no Bush, mais rico fica.

    Seus amigos devem estar falando pouco, manda eles falarem mais!