"Corsair JT404 of 1841 squadron. Involved in anti-submarine patrol from HMS Formidable enroute to Scapa after Operation Mascot against the German Battleship Tirpitz, in company with Barracuda of Wing Leader Lt Cdr RS Baker-Falkner. Emergency landing in a field at Sorvag, Hameroy, near Bodo, Norway on 18 July 1944. The pilot Lt Mattholie taken POW and the aircraft captured intact with no damage. The german authorities made attempts to get the pilot to explain how to fold the wings so as to transport the aircraft to Narvik. Aircraft was ferried by boat for further investigation. It is not known if the Corsair was taken to Germany. This was probably the first Corsair captured by the Germans. Aircraft is listed at Rechlin for 1944 under repair. " Tradução: Corsair serial JT404 del No. 1841 Squadron, Fleet Air Arm, Royal Navy. Envolvido em patrulhas anti submarino decolando do Navio Portaviões HMS Formidable que estava voltando a Scapa Flow (Base da Marinha Britanica ao extremo norte das Ilhas Britanicas, Arquipelago das Orcades) depois da operação Mascot contra o Couraçado Tirpitz, em compagnia do Fairey Barracuda do Comandante de Estormo Lt. CDR RS Baker-Falkner. Pouso de emergencia num campo em Sorvag, Hameroy, Noruega dia 18 de Julho de 1944. O piloto Lt. Mattholie foi capturado e o avião também, intacto, sem danos. As autoridades Alemãs tentaram convencer o piloto a explicar como dobrar as asas, para poder transportar o avião até Narvik. O Corsair foi transferido de barco para posteriores investigações. Não se sabe se o avião foi transferido para Alemanha. Provavelmente esse foi o primeiro Corsair capturado pelos Alemães. Está na lista de Rechlin de 1944 aguardando reparos. Fonte: VF1 Forum
Mas... Difícil de acreditar... (pra mim, pelo menos nesta versão apresentada) Duvido muito que qualquer avião capturado fosse destinado á uma unidade de combate, no caso o 2./J.G.26 pela cara do capetinha no bico do corsair (além do que o capetinha do 2./J.G.26 era verde... ) Ah! sem falar que as faixas vermelho/amarelo da fuselagem pertenciam (a partir de 1944) ao E.Gr. KG 51 (J.) (seja lá o que isso for), logo este avião não poderia IMHO pertencer a duas unidades de combate sendo que a última, a das faixas, era uma unidade de zerstorers, Me 110 e Me410... E. por último, difícil mesmo é acreditar que um corsair capturado, sem manutenção adequada, para qq coisa além de testes, pudesse obter (ou ser destinado a um piloto com mais de 150!!! vitórias... Uia... estes são os 150+ da luftwaffe: Erich Hartmann 352 Gerhard Barkhorn 301 Günther Rall 275 Otto Kittel 267 583 Walter Nowotny 258 Wilhelm Batz 237 Erich Rudorffer 222 Heinz Bär 220 Hermann Graf 211 Heinrich Ehler 209 Theodore Weissenburger 208 8 kills with Me 262 Hans Philipp 206 Walter Schuck 206 Anton Hafner 204 Helmut Lipfert 203 Walter Krupinksi 197 Anton Hackl 192 Joachim Brendel 189 Max Stotz 189 Joachim Kirschner 188 Kurt Brändle 180 Gunther Josten 178 Johannes "Macky" Steinhoff 176 Günther Schack 174 Heinz Schmidt 173 Emil "Bully" Lang 173 Se alguem descobrir via uma foto que qualquer um destes voou um corsair, ja adianto minhas desculpas... Parece que um dos amigos do VF1 deixou a criatividade voar além do deck, pra variar... ou Mas é claro, posso estar enganado, como sempre... desculpa qq coisa...
aqui acho q aqui tem mais aviões no mesmo esquema... http://www.fleetairarmarchive.net/Aircraft/FAACapturedAircraftHomepage.html Abraços
"Artists impression of captured Corsair in German markings - What if scheme for Corsair by chaser one (ref)"