Gostaria de levantar a discussão e ouvir a opiniâo de vocês sobre a escolha do P47 pelos Brasileiros na WW2. Por que foi escolhido o P47, qual o motivo da escolha? Econômica, logística, imposição de washington, operacional? Por que não compramos mustangs ou lightnings em vez dos thuds? Segundo consta na história oficial, os 3 modelos foram disponibilizados para o Brasil , mas o Brasil optou pelo P47, assim como o méxico que o usou no pacífico contra os japas. Não quero de maneira alguma diminuir o valor e a importância do thunder na guerra, sua história foi coroada de glórias, mas por que o escolhemos?
La mayoría de las misiones brasileñas fueron de ataque a tierra, por lo tanto el P-47 era el mejor. Un solo disparo en el sistema de refrigeración del P-51 lo dejaba fuera de combate, y el P-38 era demasiado grande, además creo que el P-47 era el más barato.
Conta-se que dos 3 aviões apresentados, o P47 foi o mais confiavel. Existia uma historia na epoca em que um P47 retornou a base furado igual peneira e voando razoavelmente bem. A confiabilicade dele ficou evidente no episodio que um dos pilotos brasileiros (nao me recordo o nome agora) bateu a asa em uma torre durante um jabo. Ele perdeu parte da asa, incluindo o aileron, mas levou de volta o precioso P47 sem muita dificuldade.
3 pilotos americanos apresentaram aos pilotos brasileiros, no final de seu treinamento nos EUA, suas experiências em seus aviões. O último a falar foi do piloto do P-47 que contou aos brasileiros como voltou sem ferimentos à base depois de ter seu avião pelas metralhadoras 7.62 de um Fock Wolf (a munição dos canhões já tinha acabado). O piloto alemão descarregou suas 7.62 no P-47 americano e ele assim mesmo fez um pouso em segurança. No final da apresentação, este piloto americano disse: Se vocês querem um avião para tirar fotos com para a namorada, o avião é o Mustang, mas se vocês querem um avião para voltarem vivos para casa, o avião é o Thunderbold. Os brasileiros escolheram o P-47!
diz a lenda que os brasileiros assitiram a uma palestra sobre cada um dos aviões oferecidos,e entre eles figurava o P47.Em cada uma das palestras,havia um piloto americano que voava no modelo,que ressaltava as qualidade do avião. Na palestra sobre o P47,o piloto disse que após abater 2 caças inimigos,foi atingido plea flak,e as duras penas conseguiu empreender a volta pra casa. No caminho de volta,cruzou com um Fw190,e sem conseguir fazer nada alem de voar em linha reta,ficou apenas recebendo os tiros seguidos do Focke-Wulf. Este por sua vez,vendo que o aviao nao caia,e provavelmente ja sem munição,deu meia volta e foi embora,e assim o piloto conseguiu voltar pra casa. Os brasileiros,após ouvirem isso,começaram a bater palmas e eufóricos esscolheram o avião que iriam voar...
Entre os três aviões com certeza, para a área de atuação, bem como o tipo de guerra aérea que iriam empreender, o P47 era o mais aconselhável. Tinha um formidável armamento (8 X .50), podia levar foguetes e mais de 1000 kilos de bombas. Na área onde atuaram (norte da Itália) já não haviam caças alemães para serem abatidos. E os caças bombardeiros P47 se prestavam muito bem para aquele tipo de guerra, obstruir a fuga das tropas nazistas e destruição de paióis e transportes (caminhões trens etc). Tanto que não houve nenhum combate aéreo de nossos Senta a Pua, porém, destruiram uma formidável quantidade de objetivos. Para isso o P47 era imbatível. Além do mais sua robustez era incrível. E numa guerra o veículo, seja terrestre, marítimo ou aéreo que dá uma salvaguarda para seus usuários é de fundamental importância. A exemplo, veja-se os japoneses que relegaram a proteção de seus aviões. Uma grande quantidade de pilotos experientes praticamente desapareceu nos combates. Temos que levar em conta que um soldado deve ser protegido o máximo possível, pois ele é a parte mais importante em uma guerra. Abraços, Dionor A. Ferreira
O Brasi iria utilizar o P-51, mas como iria voar ao lado dos americanos que estavam usando o P-47, optou-se por este aparelho, uma vez que seria muito fácil a manutenção e a obtenção de peças junto aos americanos na Itália (tem até uma foto de um P-47 brazuca com um pedaço da fuselagem de um P-47 americano) Esse foi o fator decisivo para a escolha
Em outros termos, foi aí que começou a dependência militar brasileira em relação aos estadunidenses...
Por que foi escolhido o P47? dois simples motivos: 1) era grande. (impressionava aquelas vagabas italianas que viviam em volta dos fields) 2) tinha ar condicionado.
Li no livro do Chuck Yeager que eles contrabandeavam champagne da França para a Inglaterra no P51, imagina quanta cachaça não cabia no P47, uhauhauhauha.