Por que foi escolhido o P47

Discussion in 'Warbirds Portunhol' started by bandeirante, Dec 27, 2006.

  1. bandeirante

    bandeirante Well-Known Member

    Joined:
    Feb 4, 2004
    Messages:
    72
    Location:
    Sao Paulo, Brazil
    Gostaria de levantar a discussão e ouvir a opiniâo de vocês sobre a escolha do P47 pelos Brasileiros na WW2.
    Por que foi escolhido o P47, qual o motivo da escolha? Econômica, logística, imposição de washington, operacional?
    Por que não compramos mustangs ou lightnings em vez dos thuds?
    Segundo consta na história oficial, os 3 modelos foram disponibilizados para o Brasil , mas o Brasil optou pelo P47, assim como o méxico que o usou no pacífico contra os japas.
    Não quero de maneira alguma diminuir o valor e a importância do thunder na guerra, sua história foi coroada de glórias, mas por que o escolhemos?
     
    1 person likes this.
  2. big-jo

    big-jo Well-Known Member

    Joined:
    Aug 14, 2002
    Messages:
    3,634
    Location:
    Spain
    La mayoría de las misiones brasileñas fueron de ataque a tierra, por lo tanto el P-47 era el mejor. Un solo disparo en el sistema de refrigeración del P-51 lo dejaba fuera de combate, y el P-38 era demasiado grande, además creo que el P-47 era el más barato.
     
    1 person likes this.
  3. _strafe_

    _strafe_ Well-Known Member

    Joined:
    Dec 22, 2005
    Messages:
    202
    Location:
    Belo Horizonte / Brazil
    Conta-se que dos 3 aviões apresentados, o P47 foi o mais confiavel. Existia uma historia na epoca em que um P47 retornou a base furado igual peneira e voando razoavelmente bem. A confiabilicade dele ficou evidente no episodio que um dos pilotos brasileiros (nao me recordo o nome agora) bateu a asa em uma torre durante um jabo. Ele perdeu parte da asa, incluindo o aileron, mas levou de volta o precioso P47 sem muita dificuldade.
     
    1 person likes this.
  4. nilton

    nilton Well-Known Member

    Joined:
    Jan 16, 2004
    Messages:
    45
    3 pilotos americanos apresentaram aos pilotos brasileiros, no final de seu treinamento nos EUA, suas experiências em seus aviões. O último a falar foi do piloto do P-47 que contou aos brasileiros como voltou sem ferimentos à base depois de ter seu avião pelas metralhadoras 7.62 de um Fock Wolf (a munição dos canhões já tinha acabado). O piloto alemão descarregou suas 7.62 no P-47 americano e ele assim mesmo fez um pouso em segurança.
    No final da apresentação, este piloto americano disse: Se vocês querem um avião para tirar fotos com para a namorada, o avião é o Mustang, mas se vocês querem um avião para voltarem vivos para casa, o avião é o Thunderbold.
    Os brasileiros escolheram o P-47!
     
    1 person likes this.
  5. madvad

    madvad Active Member

    Joined:
    Dec 24, 2006
    Messages:
    28
    Location:
    São Bernardo do Campo-SP Brasil
    diz a lenda que os brasileiros assitiram a uma palestra sobre cada um dos aviões oferecidos,e entre eles figurava o P47.Em cada uma das palestras,havia um piloto americano que voava no modelo,que ressaltava as qualidade do avião.

    Na palestra sobre o P47,o piloto disse que após abater 2 caças inimigos,foi atingido plea flak,e as duras penas conseguiu empreender a volta pra casa.
    No caminho de volta,cruzou com um Fw190,e sem conseguir fazer nada alem de voar em linha reta,ficou apenas recebendo os tiros seguidos do Focke-Wulf.


    Este por sua vez,vendo que o aviao nao caia,e provavelmente ja sem munição,deu meia volta e foi embora,e assim o piloto conseguiu voltar pra casa.

    Os brasileiros,após ouvirem isso,começaram a bater palmas e eufóricos esscolheram o avião que iriam voar...
     
    1 person likes this.
  6. dionor2

    dionor2 Member

    Joined:
    Nov 1, 2005
    Messages:
    16
    Location:
    Brazil - Estado do Rio de Janeiro - Niterói
    Entre os três aviões com certeza, para a área de atuação, bem como o tipo de guerra aérea que iriam empreender, o P47 era o mais aconselhável. Tinha um formidável armamento (8 X .50), podia levar foguetes e mais de 1000 kilos de bombas. Na área onde atuaram (norte da Itália) já não haviam caças alemães para serem abatidos. E os caças bombardeiros P47 se prestavam muito bem para aquele tipo de guerra, obstruir a fuga das tropas nazistas e destruição de paióis e transportes (caminhões trens etc). Tanto que não houve nenhum combate aéreo de nossos Senta a Pua, porém, destruiram uma formidável quantidade de objetivos. Para isso o P47 era imbatível. Além do mais sua robustez era incrível. E numa guerra o veículo, seja terrestre, marítimo ou aéreo que dá uma salvaguarda para seus usuários é de fundamental importância. A exemplo, veja-se os japoneses que relegaram a proteção de seus aviões. Uma grande quantidade de pilotos experientes praticamente desapareceu nos combates. Temos que levar em conta que um soldado deve ser protegido o máximo possível, pois ele é a parte mais importante em uma guerra.
    Abraços,
    Dionor A. Ferreira
     
    1 person likes this.
  7. Ricedd_EEB

    Ricedd_EEB Well-Known Member

    Joined:
    Apr 23, 2003
    Messages:
    1,539
    Location:
    Porto Alegre - Republica Rio-Grandense
    O Brasi iria utilizar o P-51, mas como iria voar ao lado dos americanos que estavam usando o P-47, optou-se por este aparelho, uma vez que seria muito fácil a manutenção e a obtenção de peças junto aos americanos na Itália (tem até uma foto de um P-47 brazuca com um pedaço da fuselagem de um P-47 americano)

    Esse foi o fator decisivo para a escolha
     
  8. Vlamik

    Vlamik Well-Known Member

    Joined:
    Feb 28, 2002
    Messages:
    797
    Location:
    Democratic Republic of Zangrovia
    Em outros termos, foi aí que começou a dependência militar brasileira em relação aos estadunidenses...:UU:
     
  9. _strafe_

    _strafe_ Well-Known Member

    Joined:
    Dec 22, 2005
    Messages:
    202
    Location:
    Belo Horizonte / Brazil
    Meu tio lutou na Italia, ele comenta que o tal de Lend Leasing que iniciou a nossa divida externa
     
  10. Vlamik

    Vlamik Well-Known Member

    Joined:
    Feb 28, 2002
    Messages:
    797
    Location:
    Democratic Republic of Zangrovia
    Viu só? Pior ainda...
     
  11. ppedott_vibora

    ppedott_vibora Well-Known Member

    Joined:
    Sep 25, 2001
    Messages:
    2,292
    Location:
    Porto Alegre, RS, Brasil
    Por que foi escolhido o P47?

    dois simples motivos:

    1) era grande. (impressionava aquelas vagabas italianas que viviam em volta dos fields)

    2) tinha ar condicionado.
     
  12. bandeirante

    bandeirante Well-Known Member

    Joined:
    Feb 4, 2004
    Messages:
    72
    Location:
    Sao Paulo, Brazil
    Li no livro do Chuck Yeager que eles contrabandeavam champagne da França para a Inglaterra no P51, imagina quanta cachaça não cabia no P47, uhauhauhauha.
     
    1 person likes this.