A primeira vitória aérea da Segunda Guerra

Discussion in 'Warbirds Portunhol' started by Natedo, Feb 4, 2006.

  1. Natedo

    Natedo Well-Known Member

    Joined:
    Dec 19, 2001
    Messages:
    274
    Location:
    Paranagua/Paranб/Brasil
    A primeira vitória aérea da Segunda Guerra

    Eram aproximadamente 7:00 a.m., (outras fontes dizem 5:30 a.m.), dois P-11C's moveram-se na pista de decolagem. Imediatamente depois de levantar vôo, em aproximadamente 300 metros de altura, os caças poloneses foram atacados repentinamente por um par de Ju 87B Stuka, da I/StG2 "Immelmann". Frank Neubert , pilotando um "Stuka" código "T6+GK", com sucesso abateu o avião pilotado pelo Capitão Mieczysław Medwecki e marcou provavelmente a primeira vitória aérea da Segunda Guerra. O "Jedenastka" ("décimo primeiro "- nome polonês popular dos P-11) caiu, e o comandante do "Regimento de Krakov" foi morto. Wladyslaw Gnys, seu ala, estava agora também sob ataque, mas alguns segundos mais tarde, disparou em um "Stuka" pilotado pelo tenente Branderburg. Do avião alemão apareceu alguma fumaça, mas ele conseguiu controlar seu avião e escapar ocultando-se nas nuvens e retornou ao aeródromo de Nieder-Ellguth.

    A primeira vitória aliada aconteceria vinte minutos depois, quando o mesmo Gnys abateu dois Do 17E do KG 77, provavelmente quando estes retornavam do bombardeio à Krakov.

    [​IMG]
    PZL P.11c Polish fighter

    [​IMG]
    Em 31 de agosto de 1989, as 10:00 hrs, 50 anos depois da guerra, os dois combatentes encontraram-se novamente - Wladyslaw Gnys e Frank Neubert. Eles foram os primeiros pilotos a abater um inimigo na Segunda Guerra Mundial.


    Agradeço ao site 1°GavCa de IL2 por tamanha informação, naum resistindo, coloquei aqui para o conhecimento da comunidade brasileira de warbirds.
     
  2. vitaca

    vitaca Well-Known Member

    Joined:
    Dec 2, 2004
    Messages:
    380
    Location:
    Brazil, Bagé, RS
    Re: A primeira vitória aérea da Segunda Guerra

    Salute!!! ;]~