Focke Wulf Ta 152 - "Langnase"

Discussion in 'Warbirds Portunhol' started by Lestat, Mar 11, 2003.

  1. Lestat

    Lestat Well-Known Member

    Joined:
    Feb 21, 2003
    Messages:
    351
    Location:
    Rio de Janeiro
    Focke Wulf Ta 152 - "Langnase"

    :joystick:
    Focke Wulf Ta 152
    "Langnase"

    [​IMG]
    Sem dúvida alguma, o Focke-Wulf Ta 152 foi um dos melhores, senão o melhor, caça da Segunda Grande Guerra. Desenvolvido a partir do Fw 190D, o Ta152 foi o primeiro caça projetado pelo Dr. Kurt Tank a receber as iniciais de seu projetista. Esse avião foi resultado das preocupações da Luftwaffe com a performance dos seus caças em combates a grande altitude, principalmente enquanto enfrentava os bombardeiros aliados.

    Seus protótipos, que datam do final de 1943, derivavam do Focke-Wulf Fw 190D e eram denominados Ra2 e Ra3, sendo que possuíam um armamento que compreendia um canhão de 30 mm disparando pelo cubo da hélice, um par de canhões MG151 de 20 mm nas asas e outros dois canhões MG151 sob capô do motor. O protótipo Ra3 caracterizava-se por possuir uma envergadura maior.


    A despeito das pressões de seu projetista, o projeto demorou a atingir a produção em série, cujas versões seriam denominadas Ta152H e Ta152C. O primeiro, destinado às altas altitudes, caracterizava-se por pos-suir uma envergadura de 14,5m (contra 10,2m do Dora-Nove) e uma velocidade máxima de 755 km/h a um teto de serviço de 15.000m - que o tornava o caça com motor a pistão mais rápido de seu tempo. As versões que chegaram às linhas de frente, no início de 1945, eram armadas com um canhão de 30mm no nariz e dois outros canhões de 20mm nas raízes das
    asas. Já a segunda versão, o Ta152C, destinado aos combates à baixa altitude, mal havia completado os testes quando o fim da guerra chegou, em maio de 1945.

    A razão de todo esse atraso - que parece indesculpável diante da performance incrível do avião - decorre do fato de que o motor Jumo 213E demorou a atingir um grau de desenvolvimento que lhe desse uma performance confiável. Por fim, quando isso ocorreu, a situação estratégica da Alemanha já era tal que a produção foi severamente afetada pela falta de matérias-primas e combustível.

    Portanto, o Ta152H foi a única versão a entrar em combate, sendo que apenas o Stabschwarm (esquadrilha composta pelos membros do Geschwaderstab) da JG301 utilizou a aeronave nas semanas finais da guerra, em embates tanto contra as formações soviéticas quanto contra aviões anglo-americanos.

    [​IMG]
    Eficiência Mortal

    A despeito do pequeno número de Ta152´s construídos - cerca de duzentos foram fabricados, mas apenas 67 viram serviço ativo - as poucas missões de combate em que participaram serviram para comprovar sua superioridade. O caso a seguir ilustra bem esta situação.


    Em 14 de abril de 1945, dois Hawker Tempests do 486 Squadron da RAF (composto de Neozelandeses) decolaram de Volkel (Holanda) com ordens para ata-car as linhas férreas situadas em Ludwigslust. En-quanto iniciavam o ataque, três Ta 152s decolavam de Neustadt-Glewe a sete quilômetros dali, com a missão de interceptá-los. A despeito de um dos avi-ões alemães ter se chocado no solo - devido à inexperiência de seu piloto -, o Oberfeldwebel Willy Reschke engajou-se em um violento dogfight à baixa altitude, tendo superado os adversários em com suas manobras, terminando por fulminar o Tempest pilota-do pelo Warrant Officer Mitchell, que espatifou-se no solo. Dez dias mais tarde, o mesmo Reschke (que havia voado com a JG 300, o I/JG 302 e o III/JG 301) destruiria dois Yak-9 soviéticos sobre Berlim.

    Mas o maior ás do Ta 152 foi o Oberfeldwebel Josef Keil, que alcançou a marca de cinco vitórias a bordo desta aeronave. A primeira, alcançada diante de um B-17 Flying Fortress sobre Berlim, sendo a primeira a ser creditada para o Ta 152. As outras seriam um P-51 Mustang em 01.03.1945; um P-47 Thunderbolt em 10.04.1945 sobre Kassel e dois Yak-9 sobre Berlim em 21.04.1945.

    Vários dos Ta 152 sobreviventes foram testados pelos aliados após a guerra, mas apenas um foi preservado, encontrando-se atualmente no Smithisonian Institute nos Estados Unidos, onde vem sendo restaurado, com previsão para conclusão dos trabalhos em 2003. A última águia de uma linhagem de caçadores natos.



    Dados técnicos

    Séries: B,C,H,S

    Ano: 1944

    --------------------------------------------------------------------------------
    Modelo: Ta 152H-1

    [​IMG]

    Motor: Junkers Jumo 213E, 12 cilindros em V invertido, 1750 hp a 2050 hp.

    Dimensões

    Envergadura: 14,44 m
    Comprimento: 10,71 m
    Altura: 3,36 m

    Peso

    Vazio: 3.600 kg
    Máximo: 5.500 kg

    Desempenho


    Vel. Máxima: 695 km/h a 10.500 m
    750 km/h a 9.000 m c/ MW-50
    760 km/h a 12.500 m c/ MW-50 e GM-1

    Teto operacional: 14.800 m
    Autonomia: 1.200 km

    Armamento: 1 canhão MK108 de 30 mm sobre o capô
    2 canhões MG151 de 20 mm nas asas
     
  2. thrapt

    thrapt Well-Known Member

    Joined:
    May 14, 2002
    Messages:
    918
    Location:
    Brazil
    e pq não o Meteor?
     
  3. -fla--

    -fla-- Well-Known Member

    Joined:
    Aug 11, 2000
    Messages:
    2,047
    Location:
    Lyon - France
    Vc tá sugerindo esse avião pra entrar no FH ? Se for, pela quantidade que viu serviço, vc acha q vale a pena ?
     
  4. thrapt

    thrapt Well-Known Member

    Joined:
    May 14, 2002
    Messages:
    918
    Location:
    Brazil
    se pensar assim tem que tirar o Me262 do RPS... ainda mais que no "jet day" todo mundo voa ele... o que é muito irreal
     
  5. rafael

    rafael Well-Known Member

    Joined:
    Jul 5, 2001
    Messages:
    739
    Location:
    Brasil
    Que nada Thrapa... faz que nem eu.

    A minha maior curtição no Jet day é pegar um ala (geralmente é o jesus e mais lagum outro VF-1) e ir pros reds, pega o P-47, bota 70% de fuel e sobe ate uns 15 mil ft no minimo..

    Daí é só sair caçando Andorinhas... :D

    Muito show mesmo, vários kills de 262 nas sorties.. né Jesus? :D




    PS: Me-262 Schwalbe = Andorinha em alemão.
     
  6. thrapt

    thrapt Well-Known Member

    Joined:
    May 14, 2002
    Messages:
    918
    Location:
    Brazil
    eu faço o seguinte: Pego meu Spit 14 e vôo cortando grama... os que se arriscam a mergulhar tão baixo e seguir na curva já eram...

    mas a maioria nem tenta :)
     
  7. Lestat

    Lestat Well-Known Member

    Joined:
    Feb 21, 2003
    Messages:
    351
    Location:
    Rio de Janeiro
    :joystick:
    Sugerindo... pode até ser... ah essa parada de tempo de serviço... não conta... eu queria que tivesse o komet...
    se a questão fosse tempo de serviço... cade o Lancaster???
    e porque o HE177 esta no jogo??? me parece que ele não saiu do prototipo... no entento esta disponivel...
    Meteor não cmbateu ninguem so foi usado pra caçar V1...
    Po ... vcs estão subjulgando o 262... ele foi muito bem empregado quando sua função era dizimar as formações de bombardeiros com as potentes 30mm
    na arena é outa coisa... a galera se arrisca em voos razantes...
    :znaika:
     
  8. bombad

    bombad Well-Known Member

    Joined:
    Jun 12, 2002
    Messages:
    61
    Location:
    Venda Nova do Imigrante-ES/Brasil
    Eu queria é q o TOD não chegasse nem a 1942, é tão bom inicio de TOD só aviões mais simples... sendo assim o q conta é a habilidade do piloto... pelo menos é o q eu acho!
    quanto a adicionar planes no FH, creio q farial se tivesse quem ajudasse a fazer os planes... como foi dito, se não me engano pelo nicaee!

    Falcoes da Noite :@prayer:
     
    Last edited: Mar 12, 2003
  9. Lestat

    Lestat Well-Known Member

    Joined:
    Feb 21, 2003
    Messages:
    351
    Location:
    Rio de Janeiro
    Po... até 42??? :confused:
    eu discordo... embora não jogue nenhum simulador de planes atuais... acho escroto... fuguete missil... blá blá blá... é mais gostoso vc derrubar o caboclo na bala... caçar ele... colar no six e deixa-lo desesperado so ouvindo as caroçadas no plane dele... :)
    eu acho que de 46 pra cá fica escroto os planes...
    quanto a fazer planes... :znaika: dei-me um apostila... dei-me o programa... que EU os farei... :) se não fosse segredo de estado... eu ajudava... so me passar as paradas...
    Ah sim... planes mais rusticos... joga Dawn of Aces... :) que sem sacanagem... eu acho um puta jogo... mas pra bombardear com aquele Zepelim... meu irmão se mata.. é muito dificil... :) :turret:
     
  10. maumau

    maumau Well-Known Member

    Joined:
    Jul 26, 2002
    Messages:
    189
    Location:
    BRA - Sao Paulo - SP
    Realmente Dawn of Aces é muito legal!!! aqueles teco teco com os 38 acoplados na carenagem.. hehehe em dog é muito massa...

    alguem sabe se tem algum "free host" para Dawn of Aces??? :shuffle:

    H2H tbm eh legal... da pra ficar algumas horas jogando... :super:
     
  11. rafael

    rafael Well-Known Member

    Joined:
    Jul 5, 2001
    Messages:
    739
    Location:
    Brasil
    Lestat, acho que o bimbado quis dizer é que a partir de 1942 começam a chegar os planes mais "bum e zum" do que os dogfighters (turn and burn). :)

    Míssil decente ainda não tinha nem na Guerra da Coréia (1950-53), lá foi tudo na bala mesmo.

    A LW é que foi pioneira com "mísseis".. simples foguetes com um fio na traseira, o piloto do avião ia controlando o bicho até o alvo (geralmente os grandes Buff estadounidenses), mas pergunta se funcionou bem... :D
     
  12. Lestat

    Lestat Well-Known Member

    Joined:
    Feb 21, 2003
    Messages:
    351
    Location:
    Rio de Janeiro
    :joystick:
    :znaika: Não po, saquei o que ele quis dizer... mas o 109 mesmo no começo é BZ... bom... sabendo dá pra entar em um Dog... mas ae depende das circunstancias...
    eu não conheço nenhum FH pra DoA...
    Sim.. Strike alguma coisa... é so caças da guerra da Koreia... Sabres, Migs e Sootingstars... podes creer os misseis era coisas bizarras.. saiam do avião serpentiando... Ali era BZ total... quer sinal de perigo so Migs botavam na corrida e um abraço...
    me parece que os Sabres faziam frente a eles... :turret:
     
  13. rafael

    rafael Well-Known Member

    Joined:
    Jul 5, 2001
    Messages:
    739
    Location:
    Brasil
    O melhor sim de Guerra da Coréia é o MiG Alley.
    O Strike Fighters tem jatos da década de 60 e 70, basicamente da era do Vietnã, tipo o A-4 Skyhawk, F-4 Phantom, Su-15, MiG-17, F-104, etc...

    O MiG-15 era o melhor no geral comparado ao F-86E Sabre, mas o Sabre tinha vantagem no mergulho em velocidades proximas a mach 1, era mais estavel que os MiG-15, mas os russos tinham melhor climb, teto mais alto, 2x23mm + 1x30mm, etc..

    O foda é que os pilotos de MiG-15 geralmente eram muito ruins ou verdes demais pra explorar a capacidade plena do MiG-15, senão ia ficar muito preta a coisa pro lado da ONU.. :)
     
  14. Lestat

    Lestat Well-Known Member

    Joined:
    Feb 21, 2003
    Messages:
    351
    Location:
    Rio de Janeiro
    Esse deter conhecimento que é foda...
    ta vendo... ninguem me passou nada sobre a confecção dos planes pro WB...
    Assim não anda :ass:
     
  15. rafael

    rafael Well-Known Member

    Joined:
    Jul 5, 2001
    Messages:
    739
    Location:
    Brasil
    A vontade Lestat...:
    http://wio.boom.ru/aviasim/wb3d-mod.htm

    Tem no FAQ do Nicae.... era só procurar. ;)
     
  16. -nicae-

    -nicae- Well-Known Member

    Joined:
    Sep 6, 2000
    Messages:
    6,363
    Location:
    Brazil