Mach, pikaxu, thrapt, e quem mais entender dessas coisas!!!!

Discussion in 'Warbirds Portunhol' started by groobb, Oct 9, 2003.

  1. groobb

    groobb Well-Known Member

    Joined:
    May 14, 2003
    Messages:
    235
    Location:
    Sao Paulo-SP Brasil
    S!
    Fala galera do mal, é o seguinte, resolvi mandar um passa-tempo pra vc entendidos no assunto COMPUTADOR. Passa-tempo pra vcs né, pq pra mim, é mais uma dor de cabeça.


    :shuffle:Sabe como é, cara quando é folgado, é folgado mesmo, entaum não vou só pedir ajuda para um problema, mas sim dois!!! (assim economizo de ter que postar outro thread..heheh) :shuffle:

    :help: Problema 1 :znaika:

    Faz muito tempo que estou com esse problema, mas como minha motherboard é onboard eu resolvi esperar e trocar por uma ofboard do que perder tempo com isso, mas sabe como é né, vamos às explicações: :znaika:
    É o seguinte tenho um Pentium III 750 Mhz que comprei em 2001, ele possui uma motherboard PCchips (a famosa PC100). Quando o adquiri, não sei se por má fé, por desconhecimento, ou mesmo por falta de outra no estoque, o cara que o montou colocou um pente de memória de 128 Mb PC133.

    Até ai tudo bem, mais tarde eu comprei um pente de 128 Mb PC100 e quando coloquei no 2º slot meu computador começou a travar. Achei que fosse porque uma memória era 133 e a outra 100. Comprei mais 2 pentes de memória todos de 128 Mb PC100, mas quando coloquei os 3 pentes meu PC continuou travando!!!

    Hoje em dia estou com 2 pentes no PC uma de 128 Mb PC100 e outra de 64 Mb PC100. Não sei porque razão nesta config 196 Mb naum trava (?????) :confused: :confused: :confused:

    Gostaria de saber se vcs poderiam me ajudar pois estou com 2 pentes de 128 Mb guardados sem poder utilizá-los.
    :dunno:
    Problema 2:

    A pouco tempo eu adquiri uma placa ASUS (não estou com ela aqui para especificá-la melhor, por isso naum posso dar mais detalhes), mas sei que ela suporta o meu processador (PIII 750). Semana passada eu resolvi, apos baixar todos os drivers da placa, instalá-la. Tudo certo, jumpers nos devidos lugares, entrei no setup da placa, reconheci todos os HD's, CD, tudo bonitinho. Ótimo, vamos salvar as configurações, sair do setup, reininiciar a máquina e...
    E nada.....toda vez q o Ruwindows ia entrar.....a máquina era reiniciada.
    Pensei (assim como o Papito, eu tb faço isso as vezes!!!) vou dar boot pelo disco de inicialização do Win98!!!
    Nada tb...toda vez q começava a dar o boot.....a mesma coisa..a máquina era reiniciada... :dunno:

    Assim, sem pressa, naum precisam perder o sono por causa disto, nem consultar aqueles manuais que vcs possuem em algum canto da casa :rtfm: :rtfm: , já que na prateleira da bliblioteca SÓ tem livro de aviação :flyer: :flyer: :flyer: , para solucionar estes meus 2!! (que abuso!!!:shuffle: :shuffle: ) problemas....
    Quando tiverem alguma ideia do que pode ser, postem aki....

    baum...quarqué ajuda eu agradeço...

    inté!!!! :@prayer: :@prayer: :@prayer: (HEHEH que puxa-saco!!)
     
    Last edited: Oct 9, 2003
  2. Mach-1

    Mach-1 Well-Known Member

    Joined:
    Aug 24, 2001
    Messages:
    1,089
    Location:
    Santana do Parnaiba - SP
    Vamos por partes :)

    problema um :

    alem do Barramento 100 para 133 , tem o problema dos mardito nano-segundos, as de 100 tem se não me engano 10ns e as 133 8ns, algumas palcas da PChips não tem compensador automatico, vc tem que entrar la no setup e baixar a velocidade da memoria, algumas se nõa me engano alem de 8/10ns tem 15 ns... baixa pra 15 e nivela por baixo... mesmo com barramento ou a maquina trava ou queima a memo de 100, apesar que a PC100 sua ( isto é so indicativo de barramento, sua placa tem nome e ID, mas provavelmente vc não saiba, vou arriscar que seja uma M747 ou M748 da PChips ) tem um limite fisico de barramento em 100.

    Problema dois... to sonolento, não intendi bem, ta tentando instalar o Windows na placa soyo ? se vc tenta instalar e ela re-inicia, pode ser a proteção de virus da placa que esteja ON, mas cada soyo tem uma tla diferente para entrar e desabilitar... vai ter que entrar apertando DEL e verificar esta opção...

    Agora ... cade a minha breja ?

    [ ]'s
     
  3. Mach-1

    Mach-1 Well-Known Member

    Joined:
    Aug 24, 2001
    Messages:
    1,089
    Location:
    Santana do Parnaiba - SP
    Hummm fa zum teste ai...

    Entra com o disco de inicialização e faz o seguinte...

    Digite c:

    depois C:>cd windows
    Depois C:>cd command

    Dentro da pasta command digita c:>scanreg/fix

    e deixa a maquina rodar, pode demorar um pouco... quando terminar da um scan normal no HD e re-inicia e me diz o que ela fez...

    [ ]'s
     
  4. groobb

    groobb Well-Known Member

    Joined:
    May 14, 2003
    Messages:
    235
    Location:
    Sao Paulo-SP Brasil
    Caracas!!!!! tu é rápido einh!!!!

    Como vc disse vamos por partes...

    Num to em casa agora, mas quando chegar eu mudo os nanos pra 15 e faço o teste...

    Quanto a asus é vou tentar fazer o q vc me disse depois eu digo o q aconteceu...

    Quanto a breja, como já prometi, no próximo encontro (ou aki em samba, ou na chacara do skiter, ou onde quer q seja), vou levar uma caixa de BOEHMIA pra vc e uma pro Pikaxu, mas só pra vcs....o resto vai de brahma mesmo..heheh
     
  5. thrapt

    thrapt Well-Known Member

    Joined:
    May 14, 2002
    Messages:
    918
    Location:
    Brazil
    por ser meio antiga a placa pode ser que não tenha configuração de velocidade da memória ram..

    e qualquer coisa reinstala o windows... sempre resolve geralmente resolve :)
     
  6. Pikaxu

    Pikaxu Well-Known Member

    Joined:
    Mar 5, 2003
    Messages:
    456
    Location:
    Campinas - Sao Paulo - Brasil
    Pode ser problema de PARIDADE mesmo...
     
  7. groobb

    groobb Well-Known Member

    Joined:
    May 14, 2003
    Messages:
    235
    Location:
    Sao Paulo-SP Brasil
    S!

    Olha thrapt eu já re-re-re-re-re-re-re-re-re-re-re-re-.....pera ai q acho que ta faltando mais uns re-re-re-re-re-re-instalei o windows, colocquei o 98, o 2000, o XP, voltei pro 2000 e agora estou com o XP e o problema continua. Pra vária o World trava toda vez q eu mexo na barra de rolagem, o front page fecha sózinho, e quando instalo o window 98 na outra hd, asim q ele vai fazer a primeira inicialização aparece akela tela azul.

    fora isto tudo, o que mais me deixa puto é o fato de que agora estou operando com 1pente de 128 PC100 de 168 vias e um de 64 PC100 (naum sei quantas vias) e ele roda normal (quer dizer tirando os travamentos descritos acima), [pelo menos o WB roda, e em 3D, mesmo minha placa de memoria onboard sendo de 8 mb!!!!!] bom mas intaum....agora com esses dois pentes ta fununciando...eu uso o Corel 10 e o Photoshop 6 (ambos programas pesados) ao mesmo tempo...fico alternando de um para o outro e roda na boa....mas quando coloco 2 ou até mesmo 3 pentes todos 128 Mb PC100 de 168 vias...basta q eu arraste um ícone no Desktop q já trava!!!!

    Cara...o dia q eu conseguir configurar a asus acho q vou jogar essa PCchip pela janela do meu apartamento...
     
  8. Mach-1

    Mach-1 Well-Known Member

    Joined:
    Aug 24, 2001
    Messages:
    1,089
    Location:
    Santana do Parnaiba - SP
    Poder ser a memoria com pau grobb...

    Mas no prob de vias :) desencana toda DIMM tem 168vias... so muda com as DDR que são 186 vias... se não me engano.

    Seu problema aparentemente é parirade meeeeesssssmmmmooooo :)

    E atenção enfiar mais de 256mb no wn98 não adianta... para o windows gerenciar a memoria acima de 256mb so apartir do WinME...

    [ ]'s
     
  9. Mach-1

    Mach-1 Well-Known Member

    Joined:
    Aug 24, 2001
    Messages:
    1,089
    Location:
    Santana do Parnaiba - SP
    Groobb

    Onde vc ta em SP ? eu to temporariamente na casa da minha mão aqui na Capital... eu to aqui em Pirituba.

    [ ]'s
     
  10. papito

    papito Guest

    Estou tendo um tipo de problema parecido:
    :help: :help: :help:
    Tenho um Duron 1 GHZ e ele veio com 128 de RAM Dimm 133.Comprei mais 256 e coloquei.Tudo funcionava normalmente até que um dia ele naão iniciava e ficava fazendo um apito como se fosse um som de telefone ocupado...mexi...mexi...mexi e nada!Apelei para um amigo técnico_O cara disse que meu slot de memória tinha queimado.Pois bem,paguei 60 reais a ele e tirei a de 128.Recentemente comprei um gravador de CD e abri o pc para colocá-lo no lugar...até que me surgiu a idéia,porque não testar a memória de 256 no slot "queimado"????Fiz isso e para minha supresa a porra do pc funcionou e meu "amigo" roubou 60 conto de mim :rolleyes: .Na hora peguei o meu pente de 128 e o recoloquei,desta vez no outro slot.Fazem duas semanas e até agora ele apenas reiniciou uma vez sozinho sem eu apertar nenhum botão_O que pode ser isso?
     
  11. Scafis

    Scafis Active Member

    Joined:
    Apr 16, 2003
    Messages:
    27
    Location:
    jundiai SP
    Ae galera!!

    Vou aproveitar o topic pra colocar um problema que eu to tendo...
    É o seguinte eu tenho um Athlon 2000xp, MOBO A7N266-VM, 256mb ram e uma Ge force 4 mx 440 com 64mb
    To usando o Ruindows xp, quando eu vou jogar uns jogos pesados, tipo Warcraft III, GTA III, o pc sempre trava depois de alguns minutos jogando, pra jogar War Birds é tranquilo nunca trava...
    Aparece uma menssagem de erro naquela tela azul bunita, com uns numeros tipo 0X000008E e outros, aparece um tal de erro de despejo de memoria, fala pra trocar o driver, mudar a config. da Bios, é uma farra!!!

    Já me falaram que pode ser fonte, conflito com a MOBO, memoria ram com pau, me falaram pra mudar irq da placa de video, um monte de coisa...Eu tentei mudar o IRQ mas naum conssegui, naum tem como desablitar a opção usar config. automatica....!! como faz pra desabilitar essa opção????? :confused:

    Alguém aí puder dar uma luz, falar o que pode ser e como arrumar.!! Valeu!

    Falow
     
  12. groobb

    groobb Well-Known Member

    Joined:
    May 14, 2003
    Messages:
    235
    Location:
    Sao Paulo-SP Brasil
    S!

    Porra e eu achando q eu era folgado.....Sai Papito, sai scafis...esse thrad é meu..eu fiz primeiro!!!

    huahuahuahua brincadeirinha....ai será q o nicaee naum pode criar aki no forum portunhol uma seção só pra problemas com pc...acho q todo mundo vai adorar!!!!...hehehe brincadeira tb


    Mas intaum Mach eu moro no butanta ZO tb, só q esse fim de semana eu vou pra Jambeiro pra fazenda do pai da minha mina, mas quarqué coisa..se vc ainda estiver por aki pode ser fim de semana q vem...

    ps.; Santanana do Parnaiba é muito longe da capital?????quarqué coisa eu pago a gasosa, a pizza e as brejas (é claro!!!)
     
  13. Pikaxu

    Pikaxu Well-Known Member

    Joined:
    Mar 5, 2003
    Messages:
    456
    Location:
    Campinas - Sao Paulo - Brasil
    Novamente PARIDADE

    - O que é paridade -

    O computador é feito para trabalhar com calculos matemáticos de BIT.O NUMERO DE OURO da informática é o 8 (8 BITs = 1 BYTE)

    Observem que todos os numeros relacionados a memórias tem uma coisa em comum: todos são multiplos de 8

    8*8 = 64
    8*8*2 = 128
    8*8*4 = 256
    8*8*6 = 512

    Algumas memórias de computador precisam ter pares iguais em quantidade de MB, formando casais de numeros. Por exemplo - dois pentes de memoria de 128 formam um "bloco" de 256, o que equivale a (8*8*2)+(8*8*2). Manter essa PARIDADE (pares iguais) é a melhor forma de se livrar de diversos problemas de travamento de máquina.

    Alem da PARIDADE, tem um pequeno chip de CONTROLE DE ERROS, que algumas placas tem e outras não tem. Isso gera incompatibilidades entre elas que podem causar um CRASH de sistema.

    Além da PARIDADE, temos a VELOCIDADE de resposta (Dada em Mega Hertz). Essa é ditada pela forma como a PLACA MÃE trabalha a velocidade de transmissão de dados.

    Tem pra todos os gostos: 80 Htz, 90 Htz, 100 Htz, 133 Htz, 210 Htz, etc.

    Uma placa PC-CHIP de 100 Mhz pode "receber" memorias de 133 Mhz, porem elas serão "limitadas" pela velocidade da placa mãe.

    Recomenda-se, inclusive, que ao se colocar pentes de memoria, AMBOS sejam do mesmo fabricante, AMBOS tenham a mesma velocidade em MEGA HERTZ e AMBOS tenham o mesmo tamanho em MB.

    Resumindo

    GROOB - Colocar pentes de PARIDADE igual e VELOCIDADE diferente não é recomendado. Acontece TELA AZUL, REINICIO DA MAQUINA e um sem fim de outros problemas.

    PAPITO - Colocar pentes de PARIDADE diferente não é recomendado.

    SCAFIS - O problema pode ser SUPERAQUECIMENTO da placa de video (nesse ponto o Feroz/Mach-1 é quem pode te ajudar melhor)
     
    Last edited: Oct 10, 2003
  14. Ricedd_EEB

    Ricedd_EEB Well-Known Member

    Joined:
    Apr 23, 2003
    Messages:
    1,539
    Location:
    Porto Alegre - Republica Rio-Grandense
    WB FH Consultoria em Infromática.

    Resolvemos todos os seus problemas através de consultas online em até 3 dias!

    Consultores Técnicos:
    - Mach-1
    - Thrapt
    - Pikaxu

    Pensou em ajuda, pensou WB FH Consultoria!!!!

    IMPORTANTE: Os pagamentos das consultas deverão ser efetuados através de depósitos em conta corrente número 5959-5 ag. 2692-1 do Banco do Brasil. Titular da conta: Richard Eduard Dücker (também conhecido como -xiru- ou ricedd)

    AGRADECEMOS A PREFERÊNCIA!

    :D :D :D :D :D
     
  15. Mach-1

    Mach-1 Well-Known Member

    Joined:
    Aug 24, 2001
    Messages:
    1,089
    Location:
    Santana do Parnaiba - SP
    Eu ia responder ponto a ponto mas ia ficar biblico.

    Vou tentar respnder tudo mais curto possivel :)

    Regra basica pra memorias... fora o que o CG ja falou, acrescento.

    Nunca, jamais, em hipotese alguma, colocar uma memoria menos que a segunda... no banco 1 deve ser a memoria com maior capacidade sempre.

    Paridade desigual, da pau um atraz do outro, para resolver so tem duas soluções...

    1º por duas memos da mesma config... melhor memo no mercado em materia de confiabilidade são as sansung, mas são raras por aqui.

    2º baixar a vel da memo... como disse antes, entra no setup e veja se sua placa tem esta opção, mas maios novas fazem isto no automatico, mas as novas tão bem são as menos confiaveis neste ponto, as veinhas vc poe la 15ns e resolve.

    Porque alguns jogos pesados travam e o WB com um furball insano a baixa altura não [ pras maquinas um furball grande a baixa altura é o pior que pode acontecer para a placa de video].

    Porque o engine grafico do WB é mais leve, ele sobrecarrega a placa da mesma forma, mas não a "força" como os jogos mais novos... e o que é isto ? é Calor... não tem outra coisa pior que o calor para um componente eletrico... calor é o pior inimigo para transmissões de voltagem entre componentes.

    Principamente para as GF, a grande maioria vem sem cooler e com um grande dissipador de calor... eu mesmo devolvi umas 20 mês retrasado por isto... se vc tiver uma GF sem cooler, arrume um... aaahh mas o meu dissipador de calor era grande... e dai o meu na antiga GF2 era enoooorrrmmmeeee :) e não resolvia patavinas alguma... peguei um cooler de um p2 550 aqui e coloquei nela... melhororou mas não resolveu... troquei os parafusos e coloquei dois coolers na placa :) e ai ele parou de travar o video... claro que no FB ele dava umas travadas, mas não era mais por calor e sim por limite fisico de processamento da placa de video, que ai é outra historia...

    Portanto pode observar ai que quando por um game pesado e a maquina desligar :) é a placa de video que entrou em colapso... não force, deixa esfriar, tira a tampa lateral do micro e liga um ventilador forte....e ai liga denovo e testa... e me fala depois como foi.

    Ahhh agora cade a minha breja ?! :)

    Groob de semana to aqui em SP... so to indo pra casa de final de semana... a gente marca um dia ai e damos uma olhada na maquina... ja to separando aqui agua benta, estaca de madeira, alho, e uma boa Cruz com a ponta afiada :)... alguem tem o tel do Padre Quevedo ? :)

    [ ]'s
     
  16. Skiter

    Skiter Well-Known Member

    Joined:
    Aug 3, 2002
    Messages:
    335
    Location:
    Indaiatuba/SP - Brazil
    Aproveitando o embalo!!! :D :D

    Tenho um Amd Atlhon Xp 2400+, Asus A7S5133, 512 mb Ram DDR, GeForce 4 Ti 4280 Medusa 128mb, e Windows XP, o problema é o seguinte: minha maquina nunca consegue entrar no windows na primeira vez, ele sempre qndo tá carregando pra entra no windows reinicia o micro sozinho...

    Q pode ser isso?

    Desculpem o abuso hehehehe :rolleyes: :rolleyes:
     
  17. Mach-1

    Mach-1 Well-Known Member

    Joined:
    Aug 24, 2001
    Messages:
    1,089
    Location:
    Santana do Parnaiba - SP
    putz o foda é que é o XP...

    Se fosse abaixo disto diria pra vc fazer o que falei la em cima...

    Entra com o micro no DOS [ XP não tem , então creio que seria via disquete ] e entra na pasta Command [ Creio que o XP tambem não a tenha , não mexo com o XP a muito tempo ] e faz o scanreg/fix rodar...

    Se fosse um Win98 ou WinME eu diria que até pode ser um problema de rotina[Registro] do windows danificada...

    a maior merda é quando micro desliga derrepende e parte dos arquivos e DLL da maquina estão carragadas na area que alguns conhecem como "arquivos de troca" e eles acabam ficando perdidos no micro... por isto a maquina faz um scandisk logo depois do pau, pra acjar estes arquivos e por todos eles no luga... mas ai que ta a merda... e se eles voltam alterados ou danificados... a maquina faz back-up do registro toda vez que vc instala algo... com o scanreg vc faz com que a maquina traga do back-up o ultimo registro valido da maquina... no caso de [erro na proteção do windows[/b] tambe costuma resolver... mas ai eu aconselho a trocar os pentes de memoria de lugar... e um pau chato que ja peguei inumeras vezs nas maquina que eu fazia manutenção... não sei lhe dizer porque elas tomam este tipo de rotina... mas era frequente em maquinas que desligavam sozinhas e não tinham prob fisico aparentemente...

    Outra coisa tambem pode ser algum componente da fonte alterada por excesso de carga eletrica, intenda-se ai como raio... muitas vezes um raio pega a instalação eletrica mas não queima o componente, mas o altera... fazendo com que trabalhe com carga eletrica errada ou de forma que não deveria...

    Calor tambem pode ser.... ou no processador ou no componentes da placa... intenda ai cmo controladores [ HD's/Energia/IDE e outros ]

    Outra coisa... oscilação de caraga eletrica na sua instalação [ casa ]

    E tanta coisa que via forum vamos ter ai textos biblicos pra ler :)

    Mas checa tudo isto skiter... principamente em maquinas acima de 1ghz, que costuma trabalhar com alta carga termica.

    [ ]'s
     
  18. Scafis

    Scafis Active Member

    Joined:
    Apr 16, 2003
    Messages:
    27
    Location:
    jundiai SP
    HEY PARTY PEOPLE!!

    ae....valeu match...!! mas decha eu falar um coisa!!

    Se é problema de esquentar a placa de video, o pc não ia simplesmente travar ou reiniciar sozinho?!??!?!? :dunno:
    Pq naum acontece isso, eu desabilitei a opção do Win XP que fala pra ele resetar sempre que dá um erro grave, daí quando trava aparece o ecrã azul com as menssagens de erro!!!!
    Sei lá...

    Vou abrir e colocar o ventilador do lado pra ver o que acontece se continuar travando eu coloco mais um ventilador, se continuar travando ainda eu coloco outro, daí se travar ainda eu paro pq em casa só tem 3 ventilador, hehehe..!!! :dura:

    Falow.. Toma umas brejas: :cheers: :cheers:
     
  19. Mach-1

    Mach-1 Well-Known Member

    Joined:
    Aug 24, 2001
    Messages:
    1,089
    Location:
    Santana do Parnaiba - SP
    O problema Scafis é que não estamos la para ver...

    So podemos trabalhar com o que foi dito, e mandar algumas outras suposições...

    Se a placa de Video esquenta, ou ela trava ou a maquina desliga [ mais novas ]

    Se o processador esquentar a maquina trava apitanto ou deliga [ mais novas]

    Se é pau da memo, a maquina não liga e fica apitando com 3 siuvos curtos , video um siuvo logo.

    Registro ferrado, ou ela fica reiniciando toda vez que entra a tela do windows ou ja te da na cara erro de proteção do windows, mas tambem pode ser a parirade da memo.

    E tanta coisa que a gent epode argumentar aqui que vc não faz ideia :)

    Quando ao ventilador, usa um so... se continuar a esquentar é por que a placa pode estar com o cooler errado para o processador, qualquer processador acima de 1.ghz deve usar cooler com mais de 5000rpm...

    [ ]´s
     
  20. Scafis

    Scafis Active Member

    Joined:
    Apr 16, 2003
    Messages:
    27
    Location:
    jundiai SP
    Aae Mach..

    Deu certo o esquema do ventilador cara...Naum travou nenhuma vez depois que eu fiz isso..Value :@prayer: :@prayer:
    O cooler da G-force é muito pequeno, nem da pro chero, q q vc recomenda eu colocar cara??? Falaram de um tal de dissipador!!! é baum?!?? Pode por tb um cooler maior neh?!1111111 sei lá...
    mas Valeu pela dica cara...!!

    Falows :D